São José está crescendo, e isso é visível também nas ruas. Nos últimos quatro anos, a cidade ganhou 24 mil novos veículos, saltando de 184 mil em 2022 para 208 mil em 2025. Esse aumento de aproximadamente 13% na frota traz impactos diretos no trânsito e exige soluções rápidas e eficientes. A maior parte dos veículos é de carros, que representam 55% do total. As motos vêm em segundo lugar, com 18% da frota.
Com mais de 270 mil habitantes e quase todas as vias pavimentadas — cerca de 600 quilômetros de malha asfáltica —, São José vem enfrentando o desafio da mobilidade com planejamento e investimento. Para acompanhar esse crescimento, a Prefeitura está ampliando a infraestrutura viária, remodelando o sistema de transporte coletivo e incentivando o uso de modais mais sustentáveis.
Uma das principais apostas é o anel viário interno, um conjunto de avenidas que está sendo construído para desafogar a BR-101 e melhorar a ligação entre os bairros. São cerca de seis quilômetros de novas vias com obras que incluem drenagem, ciclofaixas, calçadas, iluminação e pavimentação. O investimento total já passa dos R$ 200 milhões.
Essa obra já começa a transformar o trânsito na cidade, dando alternativas de trajeto para motoristas e mais segurança para pedestres e ciclistas. Entre os trechos já entregues ou em andamento estão:
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Avenida José Manoel Florêncio, entre Areias e Potecas.
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Ponte sobre o Rio Forquilhas e Avenida Germano João Vieira, conectando bairros como Recanto da Natureza, Vista Alegre e Lisboa.
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Beira-Rio Forquilhas, ligando áreas ao longo da SC-281.
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Nova Avenida São José–Distrito Industrial, com quatro pistas, ciclovia e iluminação.
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Rótula em Potecas, para melhorar o fluxo local.
E não para por aí. Um novo trecho vai ligar a avenida que passa pelo CTG Os Praianos à Rua Vidal Vicente de Andrade. Outro projeto importante é a ligação da BR-101 com a Beira-Rio, passando pela Rua Governador Aderbal Ramos da Silva.
Além disso, a Avenida Beira-Mar de Barreiros está em fase de pré-licitação internacional. Com 3,7 km de extensão, será uma avenida completa, com espaço para lazer, esportes, cultura e vias modernas. A obra será financiada com recursos do Fonplata e também vai revitalizar quase 3 km de ruas do entorno.
Mas a mobilidade do futuro exige mais do que asfalto. Por isso, São José está revendo também o sistema de transporte coletivo. Estudos e pesquisas de campo estão em andamento para projetar um novo modelo, mais eficiente, sustentável e conectado. A ideia é incluir faixas exclusivas para ônibus e tecnologias similares ao sistema BRT.
Outro foco importante é o estímulo ao uso de bicicletas, com novas ciclovias e calçadas, e incentivo à caminhabilidade. Afinal, uma cidade mais humana e sustentável também passa por hábitos diferentes no dia a dia.
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