Um idoso argentino está desaparecido desde o dia 15 de maio em Florianópolis, e as buscas se concentram agora na trilha da Lagoinha do Leste, um dos pontos turísticos mais conhecidos do sul da Ilha. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina iniciou neste domingo (19) uma operação para tentar localizar José María Alday, que tem mais de 60 anos e estava na cidade para visitar um amigo no bairro Pântano do Sul.
Segundo informações do Consulado da Argentina, José María chegou ao Brasil no dia 3 de maio e se locomovia de ônibus pela cidade, utilizando seu documento de identidade argentino (DNI) para embarcar. Ele saiu da casa do amigo por volta das 10h da manhã no dia 15 de maio, dizendo que voltaria logo para o almoço, mas não retornou.
No momento do desaparecimento, vestia bermuda, camisa e chinelos. Estava com seu documento e também com o celular.
Neste domingo, imagens de câmeras de segurança analisadas pela Polícia Militar e repassadas ao Corpo de Bombeiros mostram um homem com as características de José María entrando na trilha da Lagoinha do Leste. A suspeita foi reforçada por uma testemunha que relatou ter visto o idoso caminhando pelo local.
Diante dessas evidências, o Corpo de Bombeiros iniciou uma operação de busca com apoio aéreo e terrestre. Participam da operação o Grupo de Busca e Salvamento (GBS), com três militares, uma viatura 4×4 e uma motoaquática. O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) também foi mobilizado com três militares e a aeronave Arcanjo 01 para sobrevoar a região.
Um binômio de busca, formado por um militar cinotécnico e a cadela farejadora chamada Ilha, também foi acionado para ajudar a rastrear o desaparecido na trilha e áreas de mata próximas.
A trilha da Lagoinha do Leste é conhecida por sua beleza, mas também por ser de difícil acesso e exigir preparo físico dos visitantes. A região é extensa, com áreas de mata fechada e terrenos irregulares, o que pode dificultar o retorno de quem se aventura sozinho, principalmente sem equipamentos adequados.
As buscas seguem em andamento, e qualquer nova informação será repassada pelas equipes responsáveis. Enquanto isso, familiares, amigos e autoridades esperam por um desfecho positivo para o desaparecimento de José María Alday.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!